isso tem a cara da Bjork, né?
Cheiro de NOVO no ar.
Iris Van Herpen é uma dessas estilistas que faz um trabalho cuja linha divisória entre moda e arte não fica clara. A holandesa, estagiou com ninguém menos que Alexander McQueen, em Londres.
Suas criações frequentemente misturam elementos de moda, arte e escultura, usando materiais específicos do design de produtos e da arquitetura. Em entrevista para a “Dazed&Confused”, Iris contou que o mais importante de seu trabalho é manter-se próxima ao formato do corpo. “Meu trabalho é sobre materiais, formatos e novas técnicas. Eu gosto de trazer novas técnicas para a moda, porque de outra maneira eu não posso respirar ou continuar criando”, explicou a designer. Além da matéria-prima diversa, Iris coloca a tecnologia a seu favor, já que algumas peças são desenhadas no computador e feitas a laser, pois utilizam técnicas difíceis de serem feitas à mão. No entanto, em boa parte de seu trabalho, a estilista combina o uso da tecnologia com artesanato.
“Para mim moda é uma expressão da arte que está muito relacionada comigo e com meu corpo. Eu vejo isso como minha expressão de identidade combinada com desejo, humor e cultura”, explica a designer (MUITO BOM ISSO COMBINAR DESEJO - HUMOR E CULTURA). Para ela, moda é muito mais do que somente funcional ou uma ferramenta comercial, e sim uma maneira de mostrar e vestir arte.
Seu discurso é coerente com sua carreira, já que Iris é não faz roupas em larga escala. Seu design, inclusive, não é possível de ser usado diariamente. Ela não está preocupada com números, porque a arte não é preocupada com números. Isso me faz lembrar de uma antiga questão: MODA É ARTE?
Iris van Herpen vai desfilar na próxima edição da Semana de Alta Costura de Paris como membro convidado; no início do ano, ela havia feito um desfile paralelo ao evento. Iris é uma estilista que destoa de um jeito bom do tradicionalismo recorrente dos estilistas da alta-costura, que, para ela, precisa de uma nova imagem, novas técnicas, experimentações, materiais e conceitos modernos, como são o futuro e a inspiração da moda (PARA MIM TAMBÉM!).
Então? Alta costura com novidades: IRIS VAN HEPEN!
olha essas estruturas: EXERCÍCIO DE MODELAGEM E EXECUÇÃO. é muito mais do que criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário