to tão cheia de coisas que só consigo pensar em nada...
mas prometo, amanhã um bom post sobre design emocional.
preciso ler para entender!
"... só agora compreende o quanto a emoção é importante para a vida da gente. Funcionalidade e usabilidade continuam importantes, é claro, mas sem diversão e prazer, alegria e entusiasmo, e até ansiedade e raiva, medo e fúria, nossas vidas seriam um tédio."
Logo que eu comecei nessa vida (nada fácil), ficava me perguntando quem era Pierre Cardin.
Nos idos dos anos 90 a marca era um enorme sucesso. E eu nem sabia quem era a criatura por traz das criações. Nem sabia se existia uma criatura.
M. Cardin (nascido na Itália filho de pais franceses - foi pra França com 2 anos de idade!)
Quando a gente está estudando tudo é muito relativo... A bagunça, o aproveitar a memorável "Casa do Chá" eram bem mais importantes do que saber quem era Pierre.
E hoje ele está no Brasil. Com direito a entrevista no programa do Jo e tudo.
Veio para a inauguração da mostra: Pierre Cardin - criando moda, revolucionando costumes.
E isso é bem a cara dele. Em 1945 ele já trabalhava com Paquin (que merece um post especial - sobre História da Moda) e com Schiaparelli (outra que merece um post que vá além do cor de rosa!). Passou ainda por Cocteau, Bérard e Dior.
Cardin sempre esteve a frente do seu tempo, imaginando o futuro do século XXI nos idos dos anso 40. Ou seja, a 60 anos atrás ele lançava perucas coloridas, chemisiers desestruturados, malhas catsuits (modeladores feiots em malha circular), vestidos tubinhos, túnicas sobre leggings (COMO VOCÊ PODE LER, TUDO MUITO ATUAL)...
O estilista pra lá de conceitual subiu as saias e baixou os decotes. E foi o primeiro a abrir o mercado das licenças. Hoje tem mais de 800 ítens licenciados (que vão de underwear à óculos de sol).
Ele realmente é uma figura histórica.
Alguém que merece mais do que uma exposição. Merece uma análise, para que a gente (criadores) entendamos que tudo pode ser transformado...
Abaixo a entrevista no Jo...
E fotos históricas de um homem de negócios de moda!
1960
1967 e cores super atuais
1970 - lindo!
os ternos sem gola dos Beatles - criação M. Cardin
desfile no deserto da China em 2007 - quebrando paradigmas
spring summer 2011 - metalizados
o criador e as criaturas - spring summer 2011 (desfile apresentado em São Paulo)
a saber:
Exposição: Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando CostumesLocal: Shopping Iguatemi São Paulo - Av. Brig. Faria Lima, 2232 - 9º andar
Abertura ao público: de 29 de abril a 29 de maio
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h domingo, das 14h às 20h
Exposição aprovada pela Lei Rouanet – Ministério da Cultura
Entrada Franca
Sobretudo quando os produtos são feitos por mães que entendem as necessidades das outras mães.
É por isso que gosto das criações da Alessandra Bulla para sua Pinoti Baby.
Usando tecidos diferenciados ela sai do comum propondo MODA PARA BEBÊS.
E isso é o máximo, ainda mais quando posso falar do UNIVERSO MASCULINO (sim, ela tem produtos bbbbbbbbbem bacanas, misturando tricolines e tecidos circulares a flanelas e plushs) normalmente excluído pelos criadores infantis.
A coleção deste Inverno convida a uma visitinha nada rápida à casa da vovó.
Brincar com as relíquias da memória, quase sempre escondidas nos cantinhos (naqueles em que a vovó insiste para que não sejam pegos...) e transformá-las em novos objetos de desejo.
É a imaginação infantil não tem limites...
Olhem as fotinhos abaixo...
Não dá vontade de pegar cada uma delas?
olha só que coisa mais lindinha? PRECISO DISSO PRO GUI! (flanela xadrez + plush)
ARRASANDO no conjunto (Giulia!)
quer um cafezinho ai? EU FIZ AGORINHA MESMO! (tricoline floral + malha circular + um luxo)
ué?! CADE A TELA DESSE COMPUTADOR? (mistura de estampas e texturas: UM LUXO!)
o vestidinho com a legging é dupla imbatível para as meninas
Estou levantando dados para um post futuro sobre as empresas que fazem o bem aqui por perto.
Empresas que se cercam de autruismo para lucrar pouco e ajudar muito.
Daí, vasculhando por ai, encontrei um exemplo nacional de parceria para o bem: AVON & IÓDICE.
A parceria é em prol da Mata Atlântica, e a campanha de preservação o verde leva o slogam de "Viva o amanhã mais verde".
A comercialização é feita pelos famosos livrinhos da Avon, e o lucro será revertido para a ONG The Nature Conservancy.
Importante: a camiseta é feita com fibras recicladas de garrafa PET e a serigrafia (estampa) com tinta ecologicamente correta.