terça-feira, 30 de agosto de 2011

As gerações de CONSUMO E COMPORTAMENTO

Uma das mais novas tendências para o Verão 2013, está relacionada à GERAÇÃO JPG.
Ok, mas se não sei o que é geração X, Y e Z, como vou saber o que é a tal JPG.
Decidi então entender o que é para depois mostrar a JPEG...

Lá vai,

GERAÇÃO X
primeiro que esta não é mais a :
 
Somos nascidos entre 1960 e 1980 (sim somos, pq faço parte deste time. Devo ressaltar que vivemos remando contra a maré. Não somos ingênuos  - principalmente tecnologicamente falando - como os Baby Boomers, mas não somos ligados como nossas gerações seguintes. Estamos engatinhando em muitos pontos e somos experientes em outros tantos.)
Fomos os primeiros a termos uma  denominação moderna: Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo).
Somos consumidores tentando ficar conscientes!

 
(temos filhos, família, coisa e tal!)

GERAÇÃO YA Segunda geração foi a denominada Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials.
Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Ycomo as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers.

(Essa geração tb é conhecida pelas primeiras atitudes individualistas como por ex. escutar música em fones no ambiente de traballho. Foi um choque, um verdadeiro conflito entre as duas primeiras gerações: os certinhos X e os "avançadinhos" Y trabalhando dentro de um mesmo espaço. Detalhe: APRENDENDO A CONVIVER) - leia mais sobre isso aqui!


GERAÇÃO ZFormada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

(Olha que interessante, a geração Z começa antes da geração Y terminar... Tenho uma filha Z. Ainda é cedo para falar, mas ela sinceramente já descobriu o que a palavra CONECTADA  significa. Muito antes de pensar em ligar um computador... ACREDITO que esta será a geração que vai modificar os VALORES. Talvez pelo simples fato de fazê-los realizar...)


(p.s - não é o Gui, mas poderia ser... Ou não ele vai fazer parte de uma outra geração, a JPEG!)

ISTO É INTERESSANTE: A geração X buscava / busca reconhecimento. A geração Y, na sua maioria se basta. Então, está sendo lida uma nova geração, híbrida entre a X e a Y a "XY", que deverá ter o conhecimento e a força individual da Y, procurando e encontrando o reconhecimento da X.

O CASO GUILHERME.

Mas onde se encontrará meu filho então?
heis que surge uma luz:

Geração Alfa (ou Alpha Generation)Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: >Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z.

Detalhe, a esta geração o WGSN chama de JPEG (mas isso é assunto para amanhã, porque ele se basta!)


TUDO AO MESMO TEMPO AGORA (Guilherme o, por enquanto, sem geração!)











Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Estamos aqui para aprender..."

O tempo é mesmo injusto, se aproveita das nossas tristezas e as transforma em oportunidades!

Pesquisar este blog