terça-feira, 14 de junho de 2011

From: Gap - To: J. Crew

Não ainda não estou ficando maluca.
Foi exatamente isso que aconteceu em 2003. Millard "Mickey" Drexler, antigo CEO e responsável pelo império GAP / Old Navy / Banana Republic ser o que é hoje, fora demitido e então contratado pela marca que amargurava uma boa derrocada.
A marca caia vertiginosamente em venda e consequentemente em lucro.
Drexler seria o salvador.






E FOI.

Em 2005, a rede J.Crew teve seu primeiro lucro em 5 anos. Até 2008 a receita da marca engordou 107%. E mesmo com a recessão americana J.Crew continuou crescendo.

O empurrãozinho que faltava veio da "família real americana". Miss Obama e as filhas adoram a marca. Ótimo, sinal de que TODOS podem comprar J.Crew.

                                         Michelle Obama's European Style

Mas qual o segredo para crescer mesmo dentro da crise?

Para o pesquisador Underhill (autor de livros como "A Ciência do Consumo nos mercados Globais"), o crescimento está baseado no fato de que Drexler reconhece o fato "de que o vestuário é um "negócio de uniformes". Esse é o melhor nicho, mas muitas lojas se distraem fazendo fantasias em vez de roupas.  A J.Crew (e consequentemente Drexler) não é lançadora de moda. É uma seguidora. não quer iniciar tendências, mas ter a capacidade de mudar rápido".



Seguindo este pensamento, direcionado ao mercado de massa (do vender muito, com preço justo e qualidade - sim porque as roupas da J.Crew não são baratas, são acessíveis), ou o estilista começa a reler o mercado e a acertar cada vez mais, ou o pescoço da espécie está na mira da guilhotina!

Sabe qual é o principal truque do CEO?  ELE OUVE O CLIENTE. VAI ÀS LOJAS DA MARCA, CONVERSA COM O CLIENTE QUE ESTÁ COMPRANDO, COM AQUELE QUE NÃO ESTÁ COMPRANDO (PARA SABER PORQUE, CLARO), COM O VENDEDOR E COM A TELEFONISTA. ELE TWITTA E ACESSA AS REDES SOCIAIS DA MARCA. SABE PORQUE? SÓ ASSIM ELE VAI ENTENDER O QUE O CONSUMIDOR QUER NA REALIDADE. SEM ATRAVESSADORES.

Essa ferramenta usada por Drexler não é nenhuma novidade. Conhecemos e muito dela.



Daí, um convite: QUE TAL APLICAR?????

base do texto: aquela "PODER por Joyce Pascowitch" que te convidei para ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Estamos aqui para aprender..."

O tempo é mesmo injusto, se aproveita das nossas tristezas e as transforma em oportunidades!

Pesquisar este blog