quarta-feira, 13 de julho de 2011

UMA NOVA DEFINIÇÃO PARA MKT...

Olha só... meu compromisso comigo mesma era postar TODO O DIA algo novo, que valesse a pena ser lido. Afinal meus 4.500 acessos em menos de 4 meses me davam uma certa credibilidade, ou seja... TEM QUEM LÊ!

Mas estou num momento ATO: ATO-LADA. Mil coisas para fazer, tendo que me dividir em mil papéis diferentes. Então tenho que pedir desculpas se por alguns dias, o TODO DIA não será TODO. Mas prometo postar no mínimo três vezes durante a semana.

ALGO QUE VALHA A PENA!

AMEI O TEXTO ABAIXO. DE UMA FORMA PRÁTICA E SINCERA MOSTRA O QUE O MKT PODE FAZER PELA GENTE!

" Quando fiz um curso de empreendedorismo no Babson College, o professor de marketing nos deu uma definição muito boa:
“Marketing é o processo de comunicar uma transação com valor adequado para clientes em potencial para convencê-los da compra.” Bob Caspe

Pessoalmente gosto muito dessa definição, mas não a acho específica o suficiente para ser aplicada no dia-a-dia. Decidi então criar minha própria definição, baseada em uma música de Peninha, popularizada por Caetano Veloso:
“Marketing é a arte de planejar e gerenciar o antes, o agora e o depois do processo de vendas.”
(amei isso!)


O que é marketing

O antesGosto de dividir essa etapa em 2 partes: análise de mercado e criação de marca.
A análise de mercado é o primeiro passo pra qualquer empreendimento e serve basicamente para definir quem é o cliente, qual o problema que ele sofre e como o produto/serviço irá resolver esse problema.
Depois da análise de mercado, a criação de marca serve para fazer com que o cliente te encontre. Seja através de anúncios publicitários ou gerando conteúdo sobre seu setor, uma marca forte é o que vai fazer o cliente pagar pelo seu produto/serviço.

O agoraA não ser que você tenha uma marca MUITO forte, vender sempre vai ser algo difícil.
Planejamento da campanha de vendas, elaboração de um material de vendas persuasivo e técnicas de negociação são os fundamentos básicos pra que você domine a arte das vendas.

O depoisVender para quem já comprou de você é mais fácil, rápido e barato do que conquistar um cliente novo, desde que seu produto/serviço seja bom (infelizmente, poucas operadoras de telefonia sabem disso).
Ter um cadastro de clientes e saber como oferecer novos produtos/serviços para manter o cliente é fundamental para um bom marketeiro.

ConclusãoRepare que na definição está destacada a palavra arte. Ou seja, assim como em qualquer arte, não existe uma fórmula garantida para o sucesso.
Porém, da mesma forma que existem os cursos de arte, uma boa base de fundamentos pode ajudar muito no desenvolvimento do artista/profissional de marketing.

Abraços,
Millor Machado (sonhando acordado em juntar o antes, o agora e o depois)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Estamos aqui para aprender..."

O tempo é mesmo injusto, se aproveita das nossas tristezas e as transforma em oportunidades!

Pesquisar este blog