terça-feira, 19 de abril de 2011

o LADO NEGRO da moda

Ontem fiquei pensando no que tinha acontecido com a Arezzo (a marca, quinta feira lançou a nova coleção "Pelemania", com calçados e acessórios feitos com pelo de animal. Deve-se deixar claro que, segundo a Arezzo, a compra desta matéria prima atendeu a todas as normatizações legais, provindo de matadouros específicos para isto).
Sim, sou a favor do boicote porque acredito que com bons fornecedores de pele sintética e criatividade os resultados podem ser muito semelhantes ao uso da pele natural.

Acontece que acabei pensando no local. Sim, depois de um exemplo tão forte quanto o da Arezzo, como vão ficar as pequenas empresas da região (sim, porque temos MUITAS aqui por perto) depois desta ação? Será que vão recolher os produtos das lojas, tal qual como a Arezzo?
É fácil a gente crucificar uma marca grande. Claro, a dimensão fica bem aparente, porque não são 2 ou 3 itens numa coleção. São 300. Diferente das malharias menores em que a aposta na pele foi única  e exclusivamente com o apelo da moda. A falta de tecnologia "teve" que "obrigar" estas empresas a usarem a pele. (será? onde estava o estilista, o designer que não lembrou do PETA, nem do fornecedor de matéria prima sintética?)

Fiquei sim meio de cara com isso.


Mas pior ainda foi quando eu li um twitter do "Bainha de Fita Crepe", que estávamos brigando pelos animais e esquecendo dos seres humanos.
Na edição do dia 3 de abril de 2011, a revista Época mostra o desmonte de uma confecção de TRABALHO ESCRAVO em São Paulo. (OLHA O VÍDEO AÍ)

E novamente olhei pro meu umbigo serrano pra pensar, e por aqui? Será que temos isso também?

Não acredito nisso. Nossa cultura gringa paga sim o mínimo justo pelo trabalho bem feito.
Mas se tem uma coisa que funciona por aqui são as reivindicações. E as empresas já entenderam que se não derem incentivos os funcionários pulam pra concorrência.

Talvez esteja aí uma boa lição: não basta um salário digno. Você tem que oferecer algo a mais. Um bom ambiente de trabalho, benefícios e a motivação para que ele entenda que é a base de tudo. Que sem ele as coisas não andam e que com um trabalho bem feito todos saem ganhando.

Só falta uma coisa (mas isso vai ser papo para outro momento...), a formação de grupos técnicos.
Faltam no mercado costureiras, técnicos em programação ( já que estamos na mão de poucos terceirizados), chefes de produção realmente capazes...

Temos ainda muito a fazer. E esse é apenas o começo...

Quanto a pele, a culpa também é nossa. Falamos muito muito muito que peles seriam o mais novo neste inverno. Deixamos claro a sua necessidade. Frizamos que seriam artigos de luxo. Só esquecemos de dizer que em época de sustentabilidade preservar é preciso.

olha a pele ai de novo para o Inverno 2012 - Gucci

tá mas você não vai acreditar que essa pele roxa e linda ai de cima veio de um bichinho destes né?
SINTÉTICAS NELES!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Estamos aqui para aprender..."

O tempo é mesmo injusto, se aproveita das nossas tristezas e as transforma em oportunidades!

Pesquisar este blog