BOA LEITURA!
Com emoção, POR FAVOR!
As emoções, induzem a compra ou não do produto. Na verdade a emoção é determinante.
Se você trabalha com moda, além de determinante ela é DETERMINANTE MMMMMMMMESMO. Porque comprar a sua marca se a da concorrência tem o mesmo valor, traz os mesmos benefícios??? PORQUE VOCÊ TOCA DE ALGUMA FORMA O CONSUMIDOR (vai dizer que nunca se arrepiou com as propagandas de Natal da Coca? Ou quando os caminhões passam na frente da sua casa na semana que antecede ao Natal???) Mas como tocar se você só faz, ROUPAS????
Ai, complicado né?
(SÓ PRA FICAR ARREPIADO!)
Mas a Emotion Mining está desenvolvendo maneiras tratar, medir e alavancar emoções.Está construindo um dos maiores bancos de dados de emoções dos consumidores, o que dá origem ao nome de sua organização, Emotion Mining Company.
Ok, falar é bonito, mas precisamos de uma técnica, um método. E a Emotion Mining tem (está em desenvolvimento, mas já ajuda como uma luz!):
Métodos
Um dos métodos de Fahey oferece o percentual de emoções positivas e negativas associadas a qualquer experiência do cliente. “Embora represente a maneira mais simples de localizar emoções, em muitos casos alerta os profissionais de Marketing para a necessidade de mudar a experiência e, muitas vezes, mudá-la significativamente. Uma necessidade emocional não satisfeita indica uma oportunidade de Marketing”, alerta Fahey.
Distinguir entre o que o consumidor conscientemente diz e o que ele subconscientemente sente por trás de suas emoções declaradas é outro aspecto abordado pelas pesquisas e pelo trabalho da Emotion Mining. Como os profissionais de Marketing têm acesso às necessidades e aos desejos não declarados dos clientes? Concentrando-se nas emoções associadas à experiência do consumidor – alvo prioritário na metodologia da Emotion Mining. Assim, as emoções não declaradas e as necessidades são identificadas por um programa de internet similar a um game, pelo qual se fazem às pessoas duas ou três perguntas na forma de “Como algo faz você se sentir?”.
O processo de coleta de dados oferece aos entrevistados de seis a oito palavras que expressem emoções como respostas possíveis a cada questão. Eles dizem o que essas emoções representam e uma linha de dados é definida para cada emoção. Os protocolos de análise geram, automaticamente, resultados quantitativos e qualitativos que incluem a emoção consciente ou declarada e a subconsciente ou não dita. As análises dos perfis emocionais geradas para grupos ou segmentos específicos (como o dos clientes que compraram um produto e o dos clientes que não compraram) oferecem insights a respeito de: Fontes de emoções principais; Como as emoções poderiam motivar; ou inibir comportamentos específicos; Quais programas de ações poderiam ser úteis.
É O SEGUINTE: EU QUERO. QUERO APRENDER A LIDAR COMAS EMOÇÕES DOS CLIENTES DOS MEUS CLIENTES. JÁ PENSOU? MINHA CADEIA É AINDA MAIS LONGA E MAIS CHEIA DE FILTROS. Mas se eu conseguir entender isso, PUM: ninguém será melhor do que eu!
Você deveria pensar parecido. Na hora que você entender as emoções do seu cliente, NINGUÉM SERÁ MELHOR DO QUE VOCÊ.
Estamos falando de um plano superior. Nada espiritual, mas completamente abstrato.
Estamos falando de ler nas entrelinhas.
EU, QUERO SER A COCA COLA NO NATAL!
Inspirado AQUI
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