quinta-feira, 2 de junho de 2011

as imagens e o nosso cérebro

Estudos recentes da neurociência comprovam que cérebro emocional reage automaticamente diante das imagens.

(interessante isso hein?)

 isso provoca uma reação - humor????

O estudo mostra que esta reação está relacionada intimamtente às experiências de vida pessoal que temos.

Como o cérebro processa a imagem?
A imagem quando chega à retina, primeiro vai para o centro das emoções, ou seja, primeiro o cérebro emocional reage à imagem… Depois a informação vai para o córtex visual, onde a imagem é invertida e é assimilada racionalmente.
Por isso, “a primeira impressão é a que fica”… E por isso podemos reagir positiva ou negativamente diante de uma imagem (leia-se forma) de acordo com a reação emocional.


a guerra do bem e do mau? sinistro!

Primeiramente nossos olhos veem a imagem “tosca”, ou seja, vemos contornos, linhas, formas, volume e cor (na sequência), e os símbolos arquetípicos agem subliminarmente, ou seja, não temos controle sobre o subliminar, que age como um hacker que entra sem ser convidado e reagimos no “automático”.
E isso não se refere somente à imagem pessoal, mas ao mundo da imagem, ou seja, tudo o que nossos olhos pousam temos uma sensação, uma reação emocional à imagem.
Quando vemos um prédio com linhas retas, imaginamos automaticamente uma imagem que expressa poder, controle, força…. e até podemos dizer que Niemeyer faz tanto sucesso, porque usou as formas arredondadas na arquitetura, que são aconchegantes, acolhedoras (BOM ISSO NÉ?)

O conhecimento de linguagem visual nos leva a compreender racionalmente como as linhas e formas expressam sentimentos e emoções.



.


Isso é fantástico… Passamos a compreender porque reagimos dessa ou daquela forma diante de uma imagem.

As mensagens subliminares não são necessariamente usadas somente para trazer algum tipo de informação negativa, elas podem sim ser usadas com sabedoria e expressar pontos fortes e qualidades.
Compreender isso, ou ter esse entendimento pode nos dar uma nova percepção, um novo olhar sobre o mundo das imagens.
Passamos a compreender porque temos algumas reações diante de imagens que antes não compreendíamos.

As mensagens subliminares agem no homem bio-psico-social, e pode ajudá-lo ou comprometê-lo em sua vida como um todo.
Podemos dizer que conhecimento de linguagem visual aliado ao conhecimento do cérebro emocional capacita-nos a oferecer em qualquer área do mundo da imagem um atendimento personalizado, que em tempos de globalização é o boom do momento.
Quem não gostaria de entrar em uma loja de roupas, calçados, jóias, carro, ou em um consultório médico ou odontológico, ou numa agência de publicidade ou em um cabeleireiro/maquiador/designer de sobrancelha ou até mesmo ao consultar um arquiteto para construir sua casa, e ali recebesse uma personalização no atendimento tal qual seu temperamento, seu jeito de ser, que sua identidade fosse traduzida no resultado final com maestria?

Pois é, então abre-se uma lacuna no mercado pronta para ser sanada pelos profissionais de visagismo.
Mas cuidado para não cair no discurso de que tudo fica bom (aquele que a gente conhece e que sempre escutamos dos "bons" vendendores) só para agradar o cliente. O BOM VISAGISTA FALA A VERDADE, QUER O MELHOR PARA O SEU ROSTO, AFINAL O ROSTO É O PRIMEIRO CARTÃO DE VISITAS...

                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Estamos aqui para aprender..."

O tempo é mesmo injusto, se aproveita das nossas tristezas e as transforma em oportunidades!

Pesquisar este blog